Jac palestra sobre cinema gaúcho em escola de Porto Alegre

Na data em que se comemorou o Dia do Cinema Gaúcho – 27/3 – Jac Sanchotene conversou com alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), que é primeira escola brasileira destinada a crianças e adolescentes que vivem nas ruas da capital, socialmente excluídos da escolarização formal. No laboratório de informática reproduziu curtas-metragens dirigidos pelo amigo e cineasta gaúcho, Otto Guerra, que também esteve presente no evento.

Jac explicou aos cerca de 50 alunos por que essa data foi escolhida como Dia do Cinema Gaúcho: “Em 1909 foi exibido o filme gaúcho ‘O Ranchinho do Sertão’, de Eduardo Hirtz. A exibição aconteceu no cinema Recreio Ideal, em Porto Alegre. Foi aí que a data entrou para o calendário cultural do Rio Grande do Sul”, resumiu.

Foram exibidos três curtas de animação: O Natal do Burrinho; As Cobras, baseado na obra de Luis Fernando Verissimo; e Treiler.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de Otto Guerra e como está o segmento de animação no mercado cinematográfico brasileiro.

Por fim Jac contextualizou a importância do cinema e da educação, e que a aproximação dos alunos com estas pessoas pode despertar o desejo de, futuramente, trabalharem com cinema.

Os dois primeiros curtas podem ser vistos aqui:

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em março 28, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: