A importância do Orçamento Participativo

Porto Alegre é referência mundial em democracia participativa. E o Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo que ilustra muito bem essa interação popular. Surgido com a promulgação da Constituição de 1988, o OP dá poder à comunidade para exercer a cidadania e decidir sobre investimentos, além de estimular a participação popular na definição de políticas públicas. Porto Alegre é uma das cidades pioneiras no mundo a implantar este mecanismo democrático. Importantes cidades europeias importaram este modelo de participação popular, como Barcelona, Bruxelas e Sant-Denis. Além das brasileiras Aracaju, Blumenau, Belo Horizonte, Guarulhos, Recife, entre outras.

Costumeiramente ocorrida em assembleias abertas ao público, onde a sociedade em geral tem voz e voto, o OP é organizado por temas e regiões. Ontem, 23/4, no teatro Dante Barone, foram votadas as prioridades na temática cultural da cidade. E na próxima quinta-feira, 26/4, também no teatro Dante Barone, a partir das 19h, serão votadas as prioridades para região central da capital, onde moram em torno de 50 mil pessoas. Por isso a importância de todo cidadão portoalegrense exercer a cidadania, comparecer e votar. Pois o Centro Histórico de Porto Alegre se torna, muitas vezes, o segundo bairro de todo morador da capital, pois nele circulam diariamente de 400 a 500 mil pessoas.

Ter a consciência de que é preciso ser cidadão é fundamental. Participar de uma ferramenta democrática como esta, onde se pode opinar sobre os investimentos, é como ser um gestor público por alguns instantes e fazer tudo aquilo o que gostaria, influenciando os governantes. É você no lugar deles.

Se você tem preferência por algum tema específico, seja cultura, educação, saúde ou segurança, e preza por uma região especial da cidade, não pode deixar de participar. Em 2012, as assembléias irão ocorrer de 16/4 a 22/5 e as datas dos temas e regiões podem ser conferidas aqui.

O Por Amor a Porto Alegre apoia esta ideia. Participe!

Imagem

Crédito foto: CMCPOA

 

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A7amento_participativo

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em abril 24, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: