Estudante cria portal de informações sobre transporte em Porto Alegre

Desde o dia 14 de fevereiro Porto Alegre tem uma alternativa para encontrar informações de transporte público. É o portal Trafegue Bem (www.trafeguebem.com.br). O site  foi desenvolvido pelo estudante de Sistemas para Internet na faculdade de Tecnologia Pastor Dohms, Ederson Brilhante, para usar no seu projeto de TCC. Ele avaliou os vários sistemas de tráfego e trânsito que existem em cidades do Brasil e de outros países, e constatou que nenhum possui as informações necessárias de transporte que uma pessoa pode precisar. Por exemplo: táxi, ônibus, trens, barcos, informações de trânsito, viagens áreas, informações turísticas em geral etc. Elas aparecem em sistemas diferentes e não são interligadas.

A ideia final do projeto é criar um sistema que fosse capaz de integrar todas as informações para facilitar ao máximo o usuário. Por exemplo: uma pessoa que queira ir de Porto Alegre a Pelotas, o sistema deveria dizer quais e quantos meios de transporte deveria pegar (táxi, ônibus, barco, avião, a pé, lotação, bondinho etc.), além de informar o custo e o tempo total da viagem, e de cada etapa do trajeto.

Como protótipo foi lançado em Porto Alegre e já conta com toda área da capital mapeada, com linhas de ônibus, lotação, pontos de táxi e paradas, e horários de ônibus.

Ederson pretende ampliar, assim que possível, para todo o RS.

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em maio 9, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: