Prédio desaba no Rio de Janeiro

Imagem

De acordo com bombeiros prédio estava desativado e não há vítimas

iG Rio de Janeiro

O segundo andar do prédio de número 90 localizado na esquina das Ruas do Lavradio e da Relação, no Centro do Rio, desabou no início da manhã desta terça-feira (15). Não há vítimas, de acordo com os bombeiros.

Ainda de acordo com os bombeiros, o edifício pertence ao bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta e estava desativado. A parte administrativa do bloco funciona em um prédio vizinho, que será vistoriado pela Defesa Civil para saber se houve danos estruturais com o abalo do desabamento.

No momento, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Rua do Lavradio está totalmente interditada. O trânsito está sendo desviado para a Avenida República do Chile. A Rua da Relação também está interditada no trecho entre a Avenida Gomes Freire e a Rua do Lavradio. Neste caso, o fluxo de veículos está sendo desviado pela própria Gomes Freire.

O desabamento ocorreu a cerca de 1 km dos três prédios que desabaram  no dia 25 de janeirodeste ano, na Avenida Treze de Maio, também no Centro do Rio de Janeiro. Vinte e duas pessoas morreram na tragédia.

Trazendo para o RS

O fato relatado acima ocorreu no Rio de Janeiro, mas poderia ter sido em Porto Alegre. Sabemos da dificuldade de manutenção dos prédios históricos pelos mais diversos motivos, porém sabemos que uma cidade que não preserva sua história é uma cidade sem memória.

Queremos neste post mostrar nossa preocupação com os diversos  prédios históricos que estão abandonados no Centro da capital. Sabemos dos esforços empreendidos pelo projeto Monumenta capitaneado pela arquiteta Briane Bicca, como também os esforços da prefeitura, mas acreditamos que precisamos mais.

Fica aqui o nosso alerta para a  Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em maio 15, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: