O mensalão e a estrutura política brasileira

O julgamento do mensalão terá início nesta quinta-feira em plena campanha eleitoral; deveria também trazer ao debate questões muito mais profundas da política brasileira.

A ” Ação penal 470”, que irá julgar ex-dirigentes do PT, PTB, PMDB, PP, e PR, além de empresários, destaca falhas do sistema político brasileiro. O financiamento privado das campanhas está no cerne da questão. Além de provocar corrupção, como o desvio de recursos públicos para o financiamento de campanhas, às vezes milionárias; o próprio financiamento lícito, através de doações, a maioria de empresários, atrela o político eleito aos interesses de seus doadores.

Outro ponto importante trazido pelo caso é a dificuldade de governar, pois nenhum partido sozinho alcança maioria no Congresso, nas assembleias legislativas ou nas câmaras municipais. O que demonstra a falta de comprometimento dos políticos com os interesses da sociedade.

A dificuldade de governar somada ao financiamento privado de campanha abriram caminho para que o esquema de desvio de verbas de publicidade, esquematizado pela agência de publicidade de Marcos Valério, conhecido como operador do mensalão, fosse levado para Brasília. Diante da minoria para governar, o governo Lula precisou armar uma coalizão com vários partidos de centro e de direita que precisavam de dinheiro para pagar suas dívidas de campanha.

Na década de 90, agências do mesmo Valério encarregaram-se do desvio de recursos recebidos por estatais mineiras para a promoção de eventos esportivos para a campanha de reeleição do então governador Eduardo Azeredo, esquema que ficou conhecido como mensalão do PSDB ou mensalão tucano. Quantos mensalões teremos que assistir até que as bases da estrutura política brasileira seja alterada.

.

 

 

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em agosto 1, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: