Usina do Gasômetro precisa de requalificação

Em reunião, nesta semana com a galerista Tina Zappoli, fui alertada para mais uma bandeira a ser levantada: a requalificação da Usina do Gasômetro. Símbolo de Porto Alegre, ao lado
da chaminé e à beira do Guaíba, estamos tão acostumados com a importância da Usina na paisagem de Porto Alegre, que acabamos por relegar sua função Cultural. 

Há uma programação diferenciada na Sala P.F. , acontecem eventos e espetáculos no local e isso tem importância para a cidade. No entanto, o Centro Cultural Usina do Gasômetro e Porto Alegre podem muito mais.

Em Londres, no distrito de Southwark, às margens do Rio Tâmisa, a Tate Modern, museu instalado na antiga Central elétrica de Bankside, tornou-se a terceira maior atração londrina. Desde sua abertura, em 2000, promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea.  E tem visitas, exposições do acervo e algumas mostras temporárias gratuitas.

Jac com Tina Zappoli

Mas, não precisamos ir tão longe para termos um belíssimo exemplo de antiga usina transformada em centro cultural, com potencial transformador. Mesmo atravessando dificuldades econômicas, nossa vizinha Argentina conseguiu transformar a antiga central elétrica de Buenos Aires em usina de talentos . Com prédio dedicado à música, ao teatro e às artes em geral, no bairro de La Boca, renasce o sul da cidade.

Para os argentinos, o potencial cultural da Usina Del Arte pode transformar a depredada e esquecida Zona Sul de sua capital. Enquanto isso, em Porto Alegre, pensamos grandes empreendimentos imobiliários para revitalizar o Centro Histórico. Por que não valorizarmos o potencial cultural inerente à historicidade do bairro.

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em agosto 14, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: