Conheça melhor nossas propostas para melhorar o Centro Histórico

Efetiva criação do Parque do Gasômetro

Conquista obtida pelo Movimento Viva Gasômetro na Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, em 22 de julho 2010. Está abrigada no artigo 154, § 21 do Plano Diretor. Implicará em melhorias nas Praças Júlio Mesquita, Brigadeiro Sampaio e Orla do Gasômetro.

Efetiva criação do Largo Cultural do Gasômetro

Conquista obtida pelo Movimento Viva Gasômetro, na Revisão do Plano Diretor, que proporcionará melhorias nas calçadas da Rua General Salustiano, incluindo o aumento do espaço para as pessoas trafegar.

Tombamento da Usina de Gás Carbonado, a verdadeira Usina do Gasômetro (atual fábrica do DEP na Washington Luiz)

O tombamento da Usina de Gás Carbonado foi pedido pelo Movimento Viva Gasômetro, em 05 de março de 2010, ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (COMPACH), o qual repassou o pedido à Equipe do Patrimônio Histórico (EPAHC), onde o pedido encontra-se em análise desde então.

A Usina de Gás Carbonado data de 1874. Era no seu entorno que a população da época ia observar o pôr do sol. Por isso, o local ficou conhecido como volta do Gasômetro. A Usina hoje conhecida como Usina do Gasômetro (1928) era movida a carvão.

O aproveitamento da verdadeira Usina do Gasômetro para fins culturais resgatará parte da história da cidade.

Melhoria das calçadas do Centro Histórico em parceria com o Executivo Municipal

O Centro Histórico possui cerca de 50 mil moradores. No entanto, cerca de 400 a 500 mil pessoas circulam diariamente pelo bairro, gerando impacto na região.

Tendo em vista esta especificidade do Centro, a prefeitura deveria dividir o ônus da arrumação das calçadas com seus moradores. Assim, beneficiando toda a população que circula pelo bairro.

Melhoria da iluminação do Centro Histórico

Além de valorizar a beleza dos prédios históricos, a melhoria da iluminação pública no Centro Histórico é fundamental para a segurança dos moradores e dos usuários do bairro. E até mesmo para reaproximar a população do Centro e valorizar o bairro.

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em agosto 15, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: