Por que apoio Jac Sanchotene 54321 para vereadora de Porto Alegre?

* por Omar Martins

Primeiramente, por dois singelos motivos: 1) Por Amor a Porto Alegre; e 2) Por acreditar que chegou a hora de renovar a “velha política”.Imagem

 Como um professor de Filosofia, começarei pelo “fim”…

Toda minha experiência como professor, gestor público, militante dos movimentos sociais e ex-vereador formou uma sólida convicção que temos os instrumentos necessários para renovar a “velha política”. Tal expressão remete à ideia do tradicional político ainda hoje presente em maioria nos legislativos, que atua como um fugaz administrador de favores e demandas pessoais de uma pequena parcela do “seu eleitorado”. Não participa de movimentos, mobilizações, não media discussões nem conflitos; não promove políticas públicas, atua sempre como um “traficante” de serviços e privilégios. Estabelece “conexões”, em sua maioria não “republicanas” com o poder constituído; descrê e faz pouco caso da organização das pessoas para a melhoria de qualidade de vida de todos . O custo desses “velhos políticos” é altíssimo para a sociedade: fomenta a corrupção, desmobiliza agentes sociais e causa o descrédito nas soluções políticas construídas coletivamente.

Por isso apoio Jac 54321. Ela representa a “nova política”, a dos movimentos sociais, da mobilização e corresponsabilidade de todos com a construção de uma nova cidade. Não apregoa soluções mirabolantes, mas “arregaça” as mangas para ajudar na construção. Porto Alegre precisa de pessoas assim: de representantes que nos remobilizem e que estejam dispostos a ouvir e acompanhar os problemas e projetar a cidade para o futuro.

Olhando o histórico da Jac 54321, vemos que ela fez isso a sua vida inteira: sem depender de cargos, mandatos etc. Como nossa representante, imagine o que ela poderá fazer por Porto Alegre?

Retornando ao princípio: apoio Jac 54321 “Por Amor a Porto Alegre”.

Simples assim! Nasci na acinzentada São Paulo e ainda criança fui adotado por Porto Alegre. Aqui aprendi a amar os lugares, os cheiros, o “porto-alegrês”, o café do Mercado, a Redenção, o pôr-do-sol no Gasômetro. Por falar da nossa antiga usina, foi assim que conheci a Jac 54321: a Jaqueline Sanchotene do “Viva Gasômetro” | http://vivagasometro.blogspot.com.br/ | movimento surgido da indignação e com o descaso com a área central de Porto Alegre, o umbigo da nossa cidade. Movimento livre, democrático, sem “padrinhos”, nem “servos e senhores”. Reunindo vizinhos, passou a organizar o cinema na praça, shows de música, desde erudita, passando pelo MPB e o Rock. Cito o grande militante e blogueiro Luiz Muller: | http://luizmullerpt.wordpress.com/ | “A mobilização permanente fez com que a prefeitura passasse a olhar também para aquela praça, que hoje esta mais limpa e já possibilita que seus moradores e todos os cidadãos possam passar por ali e confraternizar nesta importante praça pública. Este movimento aumentou. E em função das ações da Jac e do Movimento Viva Gasômetro, hoje está escrito no Plano Diretor da Cidade, o Parque e o Largo do Gasômetro, que vai qualificar ainda mais aquele espaço como espaço de lazer e confraternização dos moradores do Centro Histórico e de todos os cidadãos e cidadãs. Não foi sem luta. Abaixo assinados, mobilizações na praça e também na Câmara de Vereadores foram responsáveis por esta importante conquista. O Centro Histórico e o entorno do Gasômetro estão melhores por causa desta e de outras lutas travadas pela cidadania. Esta e outras lutas tocadas por grupos e associações de moradores do Centro, permitiram que, além da importante denominação “Centro Histórico”, que hoje aparece nos Correios, também tenhamos mantido os traços e contornos da história que deu origem a Porto Alegre”.

Por isso tudo e por muitas outras características da Jaqueline é que peço a todos os meus amigos, colegas de magistério, familiares, alunos e alunas, em 7 de outubro de 2012, consignar um voto pela “nova política”, um voto pela vida e pela organização popular. Votem, por “Amor a Porto Alegre” em Jac 54321.

* Omar Martins é professor de Filosofia e Direitos Humanos. Militante desde a campanha pelas “Diretas Já!  (1984), foi engajado em todas as lutas e causas sociais do seu cotidiano. Foi presidente de Grêmio Estudantil (GEMV), líder comunitário, secretário municipal e o segundo vereador (PT) mais votado da história de Gravataí no período de 2001-2005. Atualmente, é professor, escritor, consultor de cursos EAD e blogueiro http://profomar.wordpress.com .

Prof. Omar Martins

E-mail: prof.omar@terra.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/prof.omarmartins

Twitter: @profomar

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em setembro 21, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Reblogged this on Luizmuller's Blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: