Espaços culturais independentes promovem efervescência no Centro Histórico, mas necessitam de divulgação

Em conversa com o pessoal do Estúdio Hybrido: o artista visual Marcelo Monteiro, que desenvolve pesquisa em gravura, desenho, fotografia e vídeo, desde 2000, e a designer de moda Vanessa Berg, que pesquisa o uso de materiais alternativos, desde 2005, nos inteiramos um pouco mais sobre o cenário dos espaços alternativos de arte no Centro Histórico.

Atualmente, além dos espaços tradicionais como museus e centros culturais, o Centro também abriga espaços independentes ligados à Arte e a Cultura. No entanto, alguns deles surgem e acabam desaparecendo, sem um apoio de divulgação que seja.

Vanessa e Marcelo contaram sobre uma experiência bacana que aconteceu durante a última Bienal do Mercosul. Na ocasião, chegou a ser criado um circuito de Arte no Centro Histórico, com mapa, passando por espaços independentes. O Roteiro, que saia da Casa M, percorria mais nove espaços relacionados à Arte.  No entanto, dos espaços compreendidos, alguns já fecharam, como é o caso da própria Casa M, e o roteiro acabou se perdendo também.  Mas, eles ressaltam que também estão surgindo outros espaços

Para Vanessa, para consolidar e incentivar a abertura destes espaços, falta apoio das secretarias de Turismo e de Cultura para divulgá-los e mapeá-los.  Ela observa que, nas secretarias, só existe divulgação dos mais tradicionais como MARGS, Casa de Cultura, Santander e Iberê . Mas, a promoção dos espaços independentes também deveria fazer parte da Revitalização do Centro Histórico.

Imagem

A performance Somatoscomia, envolveu moda, artes visuais, dança e música no Estúdio Hybrido (fotomontagem: Felipe Gaieski)

Estes locais promovem a efervescência cultural no Centro Histórico. O Estúdio Hybrido, por exemplo, situado em um sobrado de 1928, foi  planejado para abrigar projetos e ações transdisciplinares nas áreas das artes visuais, moda, dança, performance, vídeo e fotografia. O espaço é bem estruturado, com iluminação cênica, equipamento fotográfico, audiovisual digital e analógico, prensas para gravura, máquinas de costura, biblioteca especializada para consulta local, além de objetos e mobiliário para cenografia.
Marcelo e Vanessa, além de desenvolverem seus trabalhos individualmente, convidam artistas para projetos híbridos com a intenção de provocar o diálogo entre as diversas manifestações criativas, possibilitando o surgimento de cursos, oficinas, debates e mostras. No andar térreo, funciona uma loja onde são comercializados os trabalhos produzidos no local.

Fotos: Estúdio Hybrido

Conheça alguns espaços que integraram o Circuito de Arte do Centro Histórico:

Centro Cultural IAB/Solar Conde de Porto Alegre
Rua General Canabarro, 363
http://www.iab-rs.org.br/index.php

Estúdio Hybrido
Rua General Vasco Alves, nº 361
http://www.flickr.com/people/estudiohybrido/

Jabutipê
Rua Cel. Fernando Machado, 195
http://www.jabutipe.com.br/

Museu do Trabalho
Rua dos Andradas 230
http://www.museudotrabalho.blogspot.com/

Utopia e Luta
Escadaria Av.Borges de Medeiros, 719
http://utopia-e-luta.blogspot.com.br

É por isto que Jac Sanchotene tem propostas para promover a Arte e a Cultura em Porto Alegre

Imagem3,5% do orçamento do Município para a cultura

Hoje o orçamento da cultura é inferior a 1%. Além do fortalecimento da identidade cultural e do desenvolvimento da sociedade, a área da cultura tem um alto grau de empregabilidade. Estudos apontam que para cada pessoa empregada formalmente, cerca de 16 pessoas são contratadas temporariamente.

Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em outubro 2, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: