Ótima notícia para todos nós que amamos Porto Alegre!

Plano prevê ações de revitalização da bacia do Arroio Dilúvio

Documento contém metas e cronograma para a estratégia de recuperação do Dilúvio
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Um estudo feito por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foi entregue, nesta sexta-feira, 7, ao prefeito José Fortunati e ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Viamão, José Roberto Cardoso. O Plano de Ação de Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio foi construído em 12 meses e aponta 170 atividades para serem executadas durante a redação do projeto básico. Também participaram da cerimônia o Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto e o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy.
Tendo como meta a recuperação dos 15 quilômetros de extensão do arroio, com intervenções integrando saneamento, inclusão social, acréscimo de áreas verdes, retomada da funcionalidade da bacia e educação ambiental, o projeto básico deve ser elaborado em 12 meses após a captação de recursos. “Temos aqui um documento bem embasado e que poderá ser executado nesta parceria entre prefeituras e universidades”, afirmou Fortunati, lembrando que o plano terá importante papel na despoluição do Guaíba, junto com o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa).
 Parceria – Em dezembro de 2011 foi assinado o Protocolo de Cooperação Institucional entre Ufrgs, PUCRS e as prefeituras de Porto Alegre e Viamão, com o objetivo de devolver à população das duas cidades um Arroio Dilúvio limpo e revitalizado.
 Plano de Ação – O documento propicia a captação de recursos para a elaboração do projeto básico, próxima etapa do processo. Contém atividades, metas e cronogramas que traduzem a estratégia de recuperação da bacia do Dilúvio, identificando estudos e levantamentos de dados a serem feitos e sua integração com ações e projetos em andamento./arroio_diluvio /meio_ambiente
Texto de: Paula Aguiar
Edição de: Manuel Petrik
Anúncios

Sobre Jac Sanchotene

Trabalhadora da Cultura, formação em Ciências Políticas e Econômica, Mãe da Greta, coordenadora do Movimento Viva Gasômetro.

Publicado em dezembro 10, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: