Sobre

Porto Alegre é uma convergência de culturas e povos. E este blog é para todos eles. Para os interioranos que torcem o pescoço para cima nos primeiros dias de capital, inevitavelmente deslumbrados; e para os metropolitanos indiferentes à vida agitada. Pra quem é “di” Porto Alegre; pra quem é “de Bagé, tchê”; aos da fronteira-oeste que falam “leite quente” com o “e” carregado; aos descendentes de alemães e italianos, onde o “r” é característico; aos missioneiros com a cruz de Lorena ao peito; aos do norte com sotaque catarinense e aos fronteiriços de fala acastelhanada; aos litorâneos de pele bronzeada; aos serranos acostumados ao frio; enfim, a todos que vêm morar em Porto Alegre e enriquecem a cidade com essa miscigenação étnico-cultural, e que a escolheram como querência para o resto da vida.

Amar Porto Alegre é muito fácil. Basta visitá-la. Talvez pelo poder de sedução, visto que a cidade seria feminina, como disse o artista Joaquim da Fonseca. Ora provinciana, ora pós-moderna, nos deslumbra tanto com a arquitetura como com as belezas naturais. Ou alguém que já tenha assistido a cidade do Morro Santa Tereza pensa o contrário? Pois é lá onde estas duas coisas se fundem e encantam. À esquerda as águas arrepiadas do Guaíba e suas ilhotas, à direita o concreto dos prédios a perder de vista; e ao fundo um pôr-do-sol emoldurando a paisagem e fazendo jus ao adjetivo de ser o mais belo do Rio Grande do Sul.

Mas dizer que Porto Alegre encanta somente por aspectos paisagísticos seria injusto. Pois uma cidade se constitui, essencialmente, por pessoas. Elas são a identidade do município. Sendo o Rio Grande Sul um estado modelo, não seria diferente a capital. Pessoas valentes, guerreiras, trabalhadoras. Engrenagens de um relógio que não pode parar. Cidadãos ativos, críticos, engajados. Homens e mulheres dotados de civismo. Enfim, pessoas que justificam o porquê de se criar um blog com esta formatação, pois são amantes de Porto Alegre. E isto já bastaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: